terça-feira, 29 de setembro de 2009

Do "livro dos plágios" V

"Não posso planear as minhas horas de sono, de trabalho ou de exercicio. Ouvimos sempre dizer que todos são capazes de acordar, tomar chá, e ir para a cama num determinado horário, todos os dias e orgulham-se dessa disciplina.
Para mim, essa gente vive apenas o Mesmo dia, sempre.
Eu tenho que deixar que acnteçam as coisas que têm de acontecer, então é necessário estar aberto para o inesperado. Eu sou diferente em cada dia que passa e, quando tiver oitenta anos, espero ainda experimentar mudanças internas e externas. Se chegar a essa idade, não vou ficar a pensar nas coisas que já fiz, porque quero usar cada porção da vida que ainda resta.
Não posso planear nada importante, só pequenas coisas. Quem planeia o que é importante, transforma tudo em pequenas coisas."

Kahlil Gibran

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

É só impressão minha...

... ou o único partido a perder as eleições foi aquele que teve mais votos?

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Do "livro dos plágios" IV

"Durante muito tempo acreditei que em todas as gerações há umas tantas almas, chamemos-lhes felizes ou desgraçadas, que não nasceram para se integrarem, que vieram a este mundo meio separadas, sem uma ligação forte a uma familia, a um local, a uma nação ou a uma raça; que pode até haver milhões, biliões de almas assim, talvez tanto de integrados como de não integrados; que, em suma, esse fenómeno pode ser uma manifestação da natureza humana tão "natural" como o seu oposto, mas que ao longo da história dos homens tem sido frustrado por falta de oportunidades. E não só: porque as pessoas que dão mais valor à estabilidade e que temem tudo o que é transitório, incerto, mutável, construiram um poderoso sistema de estigmas e tabus contra o desenraizamento como força destabilizadora e anti-social e assim conformamo-nos a maior parte das vezes, fingimo-nos motivados por lealdades e solidariedades que realmente não sentimos, escondemos as nossas identidades secretas sob a pele falsa das identidades marcadas com o selo de aprovação. Mas a verdade escapa-se nos nossos sonhos, sozinhos na cama (porque todos estamos sós na noite, mesmo quando não dormimos sós), elevamo-nos e pairamos, fugimos. E naqueles sonhos acordados permitidos pela socieade, os nossos mitos, a nossa arte, as nossas canções, celebramos aqueles que não pertencem ao grupo, os diferentes, os for-da-lei, os excêntricos. Aquilo que proibimos a nós mesmos, pagamos bom dinheiro para admirar num teatro, ou num cinema ou nas folhas de um livro. Nas nossas bibliotecas, livrarias ou locais de diversão fala-se verdade. O vadio, o assassino, o rebelde, o ladrão, o banido, a máscara. Se não reconhecêssemos neles as necessidades que não podemos preencher, não os inventariamos vezes e vezes sem conta, em cada sitio, em todas as linguas, em todos os tempos, a cada passo.Assim que houve barcos, corremos para o mar, atravessando oceanos em barquinhos de papel. Assim que houve automóveis, fizemo-nos à estrada. Assim que houve aviões, voámos como setas, até aos cantos mais remotos do planeta. Agora sonhamos com o lado escuro da Lua, as planicies rochosas de Marte, os aneis de Saturno, as profundezes interestrelares (...). Procuramos a urdidura do espaço, a demarcação dos limites do tempo. E é esta espécie que vive na ilusão de que gosta de ficar em casa e ter - como é que se diz? - laços. Esta é a minha opinião. Ninguém é obrigado a aceitá-la. Talvez não haja assim tanta gente como nós, ao fim e ao cabo. Talvez sejamos de facto desestabilizadores e anti-sociais e devêssemos ser proibidos. Todos temos direito às nossas opiniões. Eu só digo: Durmam bem, queridos. Durmam bem e bons sonhos."

In "O Chão que ela pisa", Salman Rushdie

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Segunda-feira...

Pois é... o fim de semana veio e foi. E já é segunda-feira outra vez... e dando uma olhada à agenda fico a saber que hoje é feriado em Malta, amanhã na Bulgária, quinta em Espanha e Guiné Bissau e sexta em Moçambique...
Mais alguém por aí é a favor da globalização?

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Sexta-Feira!!!!

Sexta-feira! Hoje é sexta-feira! Amanhã é Sabado! Yeahh!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

E confirma-se...

... Mesmo aqueles que normalmente até são, vá lá, normais, uma vez que cheguem perto de moi meme, salta-lhes um parafuso, queima-se-lhes um fusível, ou lá o que seja, e deixam de jogar com o baralho todo...
Impressionante...

Chiça!

Será que o mundo está mesmo cheio de gente doida, ou sou eu que atraio os maluquinhos? Começo a pensar que funciono assim como um iman... se houver um maluco num raio de, sei lá, 100 mts, é certo que me vem bater à porta!
Safa!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Mikas...

Há uns anos atrás, enquanto trabalhava num restaurante em part-time, tive o enorme prazer de conhecer uma pessoa muito especial. Impulsivo, encantador, doce, generoso e, acima de tudo, dono do maior coração do mundo. Partilhava o que tinha, o que podia e por vezes o que não podia... Era também teimoso e por vezes exasperante ao ponto de levar alguém à loucura... (nomeadamente com telefonemas a meio da noite para ouvir uma qualquer musica que lhe tinha chamado a atenção). Mas ensinou-me muito. Ensinou-me sobre si, sobre amizade, sobre amor, sobre vida, sobre luta (ele sabia imenso sobre luta) e acima de tudo sobre mim mesma. Perdi a conta às noites que passámos juntos, no carro dele, parados em frente à minha porta a falar. Muitas vezes (a maioria das vezes para ser sincera) eu falava e ele ouvia. Com uma paciência das que dizem só os santos têm. E eu falava. Falava como nunca falei com ninguém, porque ele não julgava. Ouvia. Os anos passaram, como sempre passam. Ele continuou a sua luta com a força de sempre, a fé de sempre, sem duvidar da vitória (pelo menos publicamente...). Encontrou uma mulher à sua altura e seguiu em frente com a vida. Fiz o mesmo com a minha e os caminhos acabaram por se separar. Não houve mais telefonemas a meio da noite, não houve mais serões à porta de casa. Apenas o telefonema ocasional em datas especiais ou quando alguma novidade maior assim o justificava. Foi por telefone que fiquei a saber do transplante (mais um) para tentar vencer o monstro que o perseguia. Foi por telefone que fiquei a saber que tudo correu bem, tão bem que até o tipo de sangue mudou. Foi por telefone que fiquei a saber que as células cancerígenas voltaram, agora não como linfoma mas noutro local, mais dificil de tratar... e foi por telefone que soube, em Dezembro passado, que desta vez as coisas não correram bem... que desta vez, a fé e a força e a esperança não foram suficientes e o monstro venceu. A dor de saber que nunca mais vou atender o telefone para ouvir do outro lado "TONTARIA!!!", ou "Curte-me este som!", a dor de saber que não ai haver nunca mais conversas pela noite dentro, a dor de saber que nunca mais vou poder partilhar nenhuma novidade com ele, nada disso se compara com a dor de saber que me afastei dele quando percebi o que ía a contecer para "amortecer" a dor quando finalmente acontecesse. Péssima ideia. Não "amorteceu" nada. Só tornou a dor ainda pior. Para ti: És a pessoa mais forte que existiu na minha vida. Hoje era o teu aniversário... Lamento que cá não estejas. Será que ainda o celebras aí onde estás agora? Espero que sim... E para ti, hoje, vou para a rua gritar aplenos pulmões "TONTARIAAAA!!!!"


Nunca te esquecerei. Espero encontrar-te outra vez, um dia mais tarde para juntos curtirmos um sonzasso!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

1.º Dia de Aulas...

O Tiago começou a escola hoje... ao que parece correu tudo lindamente, sem birras ou fitas.
Após meses a ouvir dizer que quando fosse para a escola teria de deixar a chucha em casa (e de queixumes de que não queria ir para a escola precisamente por causa disso...) deixou a dita no carro voluntariamente e sem um pio. No carro também ficaram todos os brinquedos (bichossauros, carros, etc...). Tudo sem um queixume.
Houve um pouquito de drama para deixar a mãe ir embora (só conseguiu sair à 3.ª tentativa), mas nada de extraordinário.
Agora falta saber como se portou no resto do dia e se as facilidades matutinas vão continuar pelos próximos dias ou se esta manhã foi uma vez sem exemplo...
Acredito que ele se vai portar bem e adaptar-se à escola às mil maravilhas!
O meu bebé Tago já vai à escola... Ó Deus, como o tempo passa!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Feliz Aniversário Cláudia!

Hoje a Cláudia faz anitos! Fugiu para terras de Nuestros Hermanos só para não ter de dar lanche ao pessoal, mas ainda assim cá ficam os votos de um Excelente dia de aniversário:


Parabéns Cláudia!

Ora então!

Já estou sentadita no escritório, com net a funcionar e tudo e tudo, tal qual como gente grande, a carinha/furgão (grande como o caraças...) já nada por aí a rodar nas estradas e o trabalho está a vir e o dinheirito a começar a entrar!


Nada mau para 11 dias de existência!


E o nosso logo? Um Mimo só vos digo! Oram vejam bem:

Lindo que ele só!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Estou tão cansada...

... mas as coisas estão finalmente a arrancar! Ainda estamos a dar os primeiros passos, é certo, mas a coisa dá-se e em breve já vamos correr!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Mana Nana

Hoje, out of the blue, em pleno Stapples, recebi um sms que me fez ganhar o dia. Dizia: "Adoro-te mana. Eu sei que sabes mas era só para reforçar. Beijo grande."
A autora do sms é a minha Mana Nana.
Não sendo minha irmã "verdadeira", está tão perto do meu coração que é como se fosse. Passámos por 1001 coisas juntas e por outras tantas separadas, mas presentes. A minha Mana Nana é uma das minhas pessoas preferidas no mundo e arredores. Ela é inteligente, meiga, divertida, tem um sentido de humor fantástico e tem tantas tantas qualidades que quase parece exagero. Mas não é.
Também te adoro mana. E também sabes isso, mas nunca é demais ouvi-lo...

P.S.: Também sinto desesperadamente a falta dele...

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Cansada.. quero colinho...

Estou estafada... entre o levantar cedo e o deitar tarde, entre o calor e os barulhos à noite, não tenho descansado o suficiente... Mas o projecto está a andar e aos poucos começa a estar tudo com contornos bem mais claoros! E é uma sensação fantástica...